terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SALTO DA DIVISA-MG 63 (sessenta e três) anos de emancipação.


SALTO DA DIVISA-MG 63 (sessenta e três) anos de emancipação.

Minha querida cidade de Salto da Divisa - MG parabéns espero que os próximos anos venham com muito progresso, com muita geração de emprego, e que os nossos jovens não sejam mais obrigados a sair da cidade onde nasceram para ir à busca de emprego em outras cidades. E que a nossa política desenvolva e pare com essas briguinhas de poder. A nossa cidade e muita rica e recursos naturais, e que possamos saber usá-la para que a nossa cidade se torne uma cidade digna de se viver. Parabéns minha linda cidade, parabéns Perola do Vale.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

09 (nove) aninhos de vida em! Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG (APSD-MG)

nove anos de luta favor dessa classe tão importante para o nosso município. Hoje essa entidade esta completando nove anos de existência com muitos trabalhos sociais tais como: lutando a favor dos pescadores diante a Itapebi Geração de Energia, Reativando o Projeto de Piscicultura que já conta com 50 (cinqüenta) pescadores (a) tirando do papel o Entreposto (Base de beneficiamento de pescado) a qual também gerou e esta gerando emprego no nosso município, em 2010 conseguiu trazer para Salto da Divisa a Fabrica de Gelo a qual não só esta beneficiando os pescadores (a) mais sim todos que precisão de um gelo barato e com qualidade, também em 2010 essa entidade fez historia, ao fazer a sua primeira prestação de conta aprovada por o conselho fiscal dessa entidade, e elaborado por uma agencia de contabilidade respeitada (SEGECON) onde foi apresentada não só para os sócios mais sim para outras pessoas que foram convidados na Câmara Municipal de Salto da Divisa - MG. Essa entidade quebrou um tabu muitos diziam que era só Colônia de pescadores que encaminha pescadores (a) para o INSS (Declaração/INSS) no mês de setembro de 2010 essa entidade encaminhou seu primeiro pescador. A Associação dos Pescadores esta com vários projetos e junto ao governo estadual e federal se eles foram aprovados conserteza vai gera mais emprego porque isso e um papel de uma entidade e fazer de fato valer o poder dos seus sócios e sempre trabalhar no social. Parabéns APSD e que você continue sempre assim reivindicando os direitos dos seus sócios e sendo uma das engrenagens que vai ajudar esse município a sair dessa mesmice.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Confira os trabalhos do nosso amigo Deputado Federal Zé Silva.

 Projetos de sua autoria http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=530066&Limite=N
.
Conquista para agricultores: Revisão para pagamentos do Garantia-Safra atende demanda do deputado
Foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário o requerimento do deputado Zé Silva para que o pagamento do Garantia- Safra a agricultores do Norte de Minas fosse revisto. A reanálise das informações de perdas de culturas no Norte de Minas já está sendo feita pelo MDA e vai atender produtores que tiveram mais de 50% de perda em suas lavouras devido à escassez de chuvas.
O pagamento vai atender os municípios que protocolaram pedido de revisão do benefício em ordem de chegada.
.




Produtores terão prazo maior para negociação de dívidas com o Pronaf
Tramita na Câmara Federal, na Subcomissão de Agricultura Familiar e Energias Renováveis, dois requerimentos do deputado Zé Silva que beneficiam produtores. O primeiro diz respeito às dívidas dos agricultores familiares com o Pronaf. O prazo para negociação das dívidas é dia 30 de novembro próximo, mas, de acordo com o deputado, os pequenos agricultores rurais não estão cientes da necessidade do contato com as instituições financeiras até esta data. “A não prorrogação deste prazo pode acarretar massificação da inadimplência da dívida rural desses agricultores, provocada pelo desconhecimento dos prazos estabelecidos no decreto 7333/2010 que instituiu o prazo final ainda para este ano”, explica o deputado.
O segundo requerimento pede elaboração de chamada pública para contratação de serviços de ATER para produtores rurais integrantes do Programa ‘Leite PelaVida’, desenvolvido no Estado de Minas Gerais. Ambos os requerimentos devem ser analisados pela Comissão de Agricultura da Câmara nas próximas semanas.




Queijo Minas Artesanal: luta por uma legislação adequada ganha reforço em Brasília
Na última quinta-feira (29), em Brasília, o deputado federal Zé Silva reuniu-se com o secretário de políticas públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Tiberio da Rocha, com o objetivo de discutir a legislação do Queijo Minas Artesanal. Essa reunião é um prosseguimento da Audiência Pública que ocorreu em Medeiros em meados de setembro, quando o deputado esteve presente e ouviu produtores e autoridades competentes a respeito desse assunto.
Em pauta, foram tratados pontos de mudanças quanto à produção e comercialização do produto. A atual legislação, que é de 1952, proíbe que os produtores negociem o queijo para outros Estados, o que vem prejudicando o comércio de um dos principais produtos de Minas Gerais. Foi acertado que haverá outra Audiência Pública para discutir a legislação atual. Contudo, a data ainda está para ser marcada. O certo é que ela ocorrerá em Brasília e contará com a presença de importantes entidades, além dos produtores, principais interessados na alteração.
Confira o vídeo da reunião em Medeiros no link: http://www.youtube.com/watch?v=s8c-xmKzaCI



Cafeicultores terão melhores preços com o fim do PIS e COFINS e empresas nacionais podem gerar mais empregos
Na última quinta-feira, na presença de produtores, representantes de indústrias e parlamentares, o deputado Zé Silva esteve presente em uma audiência na Casa Civil, reunindo-se com o secretário executivo da Presidência da República, Beto Vasconcelos, discutindo a isenção do PIS e COFINS para a indústria nacional que comprar café brasileiro. A intenção é fazer com que o preço do café seja melhorado no cenário internacional e, sem os impostos, as empresas brasileiras possam pagar preços melhores aos cafeicultores.
Segundo o deputado Zé Silva, “adotando esse novo sistema tributário, o governo beneficia, além dos cafeicultores, também a indústria brasileira, principalmente as pequenas e médias, que são hoje cerca de 90% das empresas compradoras e que geram mais de 50 mil empregos diretos e indiretos”, destacou.




Pé na Estrada: Sul de Minas
Cumprindo a promessa de voltar nos municípios onde teve votos, o deputado federal Zé Silva esteve no último final de semana visitando o Sul de Minas. Na agenda do deputado, estiveram compromissos partidários, discussão de projetos e políticas públicas para desenvolvimento municipal e agradecimento pelos votos confiados na última eleição.













  

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Associação dos Pescadores aprova o novo Regimento Interno.

 09/10/2011 os sócios da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG aprovarão o novo Regimento Interno da APSD. Esse novo regimento interno veio para resolver bastante duvidas que os associados tinha sobre a leis da nossa entidade. O novo Regimento Interno foi elaborado pelo secretario executivo da APSD Lucas Pinheiro.




42ª Grande Expo Regional de Almenara-MG


 Pela primeira vez Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG Participa da grande Exposição de Almenara-Mg. Esteve La representando a nossa entidade o Secretario Executivo Lucas Pinheiro e o associado Jose Aparecido França. O nosso estande foi uns dos mais visitados da feira agropecuária, onde tivermos a oportunidade de esta levando os nossos produtos e mostrando todos os nossos trabalhos para o Nordeste de Minas e Sul da Bahia e também tivemos bastantes contatos.



Estander da APSD


Jose Aparecido,Luciano Aguilar e Lucas Pinheiro


sábado, 8 de outubro de 2011

Seguridade Social equipara Associações a colônias de pescador

Beto Oliveira
Amauri Teixeira
Para Amauri Teixeira, proposta favorece liberdade de associação e sindicalização.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) proposta que reconhece sindicatos e associações como entidades de classe de pescadores artesanais. Atualmente, conforme a Lei 11.699/08, os órgãos de classe dos trabalhadores do setor artesanal da pesca são apenas as colônias de pescadores, suas federações estaduais e a confederação nacional.
O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao PL 3271/08, do deputado Gladson Cameli (PP-AC). O relator, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), foi favorável à matéria. “A proposta de inclusão de outras entidades representativas da categoria de pescador profissional afasta a exigência de filiação dos trabalhadores a uma entidade específica, em prestígio aos princípios constitucionais de liberdade de associação e sindicalização”, diz o relator.
Projeto original
O projeto original apenas quebra o monopólio das colônias de atestar se o pescador cumpre os requisitos para receber o seguro-desemprego durante o defeso (temporada em que a pesca é proibida), permitindo que os sindicatos e as associações de pescadores habilitadas também emitam essa comprovação.
Para isso, altera a Lei 10.779/03. Conforme a lei, o pescador precisa comprovar, perante o Ministério do Trabalho e Emprego, mediante atestado da colônia a que é filiado, que exerce de fato a profissão, que se dedicou à pesca em caráter ininterrupto entre uma temporada de defeso e outra e que sua única fonte de renda é a atividade pesqueira.
O substitutivo aprovado mantém a alteração na Lei 10.779/03, mas vai mais longe e reconhece os sindicatos e entidades de classe como órgãos de classe dos pescadores.
Tramitação
A proposta, de caráter conclusivo, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e será analisada agora pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Associação dos Pescadores assina convênio para mais investimento na piscicultura.

JEQUITINHONHA (30/09/11) - O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta sexta-feira (30), na cidade de Jequitinhonha, 109 convênios do Projeto de Combate à Pobreza Rural no Vale do Jequitinhonha. O projeto atenderá a 59 municípios, beneficiando 4.600 famílias da região, com investimento de R$ 3,2 milhões.As assinaturas aconteceram durante as comemorações do aniversário de 200 anos da cidade de Jequitinhonha. Durante a solenidade, o vice-governador foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Alferes Julião Fernandes.
Devido a Diretoria da à Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG ter prestado conta da obra do Entreposto e ter reativado o projeto de piscicultura ela ser tornou hábil para receber uma verba de cinqüenta e oito mil e quinhentos reais (58.500 R$) para investimento na piscicultura.
Participaram da solenidade o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro, o secretário de Governo, Danilo de Castro, o secretário de Estado de Desenvolvimento para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira; deputados, prefeitos, Tesoureiro da Associação dos Pescadores Mario Nunes, secretario executivo da Associação dos Pescadores Lucas Pinheiro e autoridades da região.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Lucas Pinheiro (secretario da APSD) vai ao Ministério do Trabalho

Dia 07/07/2011 (quinta-feira) o secretario da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG / APSD o Sr. Lucas Pinheiro estará em reunião com o Ministério do Trabalho (Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais) em Belo Horizonte - MG, para trata de assunto do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal-SDPA, relativo ao defeso 2011/2012.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Avaaz - 12 HORAS PARA SALVAR AS FLORESTAS

A Câmara dos Deputados decidirá hoje o futuro de milhões de hectares de florestas. Se aprovadas, as propostas de alteração do Código Florestal irão gerar uma cadeia irreversível de devastação ambiental no Brasil. As próximas 12 horas são críticas, vamos gerar uma mobilização massiva para salvar nossas florestas.

Nós já vencemos antes -- graças à pressão popular constante a votação do Código já foi adiada várias vezes e a Ficha Limpa prova que a pressão sobre deputados funciona. Mesmo estando na pauta de votação, a proposta atual não é definitiva -- até o último minuto a Presidente Dilma estará negociando as nossas florestas com a oposição. Mas não podemos permitir que o meio ambiente vire moeda de troca.

Não há um minuto a perder! Vamos enviar uma avalanche de mensagens para a Presidente Dilma e líderes dos partidos deixando claro que não deixaremos que eles barganhem nossas florestas!
Avaaz - 12 HORAS PARA SALVAR AS FLORESTAS
A votação é hoje! Temos poucas horas para salvar o Código Florestal. Mande uma mensagem ao governo agora, eu já mandei! www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?ork

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deputado defende projeto para implantar em Minas Gerais unidades piloto de aquicultura em colônias de pescadores e associações de pescadores

O deputado federal Zé Silva, do PDT de Minas Gerais, ex-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater), quer implantar uma nova etapa do projeto “Minas Sem Fome”, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Pela nova proposta, cada uma das 22 colônias de pescadores do estado receberia uma unidade demonstrativa para a produção de tilápia. Ao todo, estas colônias reúnem 25 mil profissionais.
“Queremos apoiar os pescadores artesanais mineiros para que se transformem também em criadores de peixe e sejam ainda guardiões dos rios”, explica o deputado, após audiência com a ministra Ideli Salvatti, nesta terça-feira, dia 17 de maio.
Segundo ele, o projeto – que envolve tanques-rede, plataforma de manejo e caminhões para transporte - tem ainda o objetivo de contribuir para a organização da pesca artesanal mineira.
Na avaliação do deputado federal, a proposta está fundamentada em sua experiência como presidente Emater em Minas Gerais, entre 2003 e 2010. Esta empresa conta com aproximadamente 800 escritórios e presta assistência técnica a cerca de 500 mil produtores rurais mineiros, inclusive na área de aquicultura.
Durante a audiência com a ministra Ideli Salvatti, José Silva disse que existem muitas alternativas para o aumento da produção de pescado em cativeiro no estado. Lembrou, por exemplo, que o Projeto Jaíba, no Norte de Minas Gerais, conta com um canal principal de 148 quilômetros de extensão. Este canal poderia ser aproveitado para a atividade e já conta com um projeto piloto. Jaíba é um projeto de irrigação que ocupa uma área de 100 mil hectares.
A ministra Ideli Salvatti lembrou que o estado de Minas Gerais, além do pescado para a alimentação, tem vocação para a produção de peixes ornamentais. “Minas é o maior criador destes peixes, enquanto o estado do Amazonas tem a maior produção extrativa”, destacou.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

 
Encontro entre a Diretoria da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG e o Deputado Federal Jose Silva (Zé Silva) em Santa Maria do Salto - MG neste sábado 14/05/11 rendeu boas expectativas sobre investimentos na piscicultura de Salto da Divisa - MG. Associação dos Pescadores de Salto da Divisa sempre procurando gerar mais emprego em Salto da Divisa e não medi os esforços para ter mais parcerias, e um representante do Congresso Nacional é uma força enorme.  

terça-feira, 29 de março de 2011

Projetos da APSD

Associação dos Pescadores manda um projeto de pisicultura para a RURALMINAS
Esse projeto se for aprovado vai gera mais emprego.

segunda-feira, 28 de março de 2011

                                                         Ministerio da Pesca BH-MG
                                                         Associação dos pescadores na RURALMINAS
                                                        
                               Presidente da APSD,Sr Ademar na  Assembléia Legislativa de MG
 Secretário da APSD,Sr Lucas Pinheiro na Assembléia Legislativa de MG.Entrega de documentos da Lei de Utilidade Pubica Estadual.
                                        Presidente da APSD:Ademar,Superetendente da MPA:Wagner Benevides,e Secretário da APSD Lucas Pinheiro.







sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG/APSD

Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG
Praça Otelino Ferreira Sol,04
Bairro Centro
Cep:39925-000
Salto da Divisa-MG
TEL: (33) 3725-1190 (33) 8872-0381