terça-feira, 24 de maio de 2011

Avaaz - 12 HORAS PARA SALVAR AS FLORESTAS

A Câmara dos Deputados decidirá hoje o futuro de milhões de hectares de florestas. Se aprovadas, as propostas de alteração do Código Florestal irão gerar uma cadeia irreversível de devastação ambiental no Brasil. As próximas 12 horas são críticas, vamos gerar uma mobilização massiva para salvar nossas florestas.

Nós já vencemos antes -- graças à pressão popular constante a votação do Código já foi adiada várias vezes e a Ficha Limpa prova que a pressão sobre deputados funciona. Mesmo estando na pauta de votação, a proposta atual não é definitiva -- até o último minuto a Presidente Dilma estará negociando as nossas florestas com a oposição. Mas não podemos permitir que o meio ambiente vire moeda de troca.

Não há um minuto a perder! Vamos enviar uma avalanche de mensagens para a Presidente Dilma e líderes dos partidos deixando claro que não deixaremos que eles barganhem nossas florestas!
Avaaz - 12 HORAS PARA SALVAR AS FLORESTAS
A votação é hoje! Temos poucas horas para salvar o Código Florestal. Mande uma mensagem ao governo agora, eu já mandei! www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?ork

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deputado defende projeto para implantar em Minas Gerais unidades piloto de aquicultura em colônias de pescadores e associações de pescadores

O deputado federal Zé Silva, do PDT de Minas Gerais, ex-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater), quer implantar uma nova etapa do projeto “Minas Sem Fome”, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Pela nova proposta, cada uma das 22 colônias de pescadores do estado receberia uma unidade demonstrativa para a produção de tilápia. Ao todo, estas colônias reúnem 25 mil profissionais.
“Queremos apoiar os pescadores artesanais mineiros para que se transformem também em criadores de peixe e sejam ainda guardiões dos rios”, explica o deputado, após audiência com a ministra Ideli Salvatti, nesta terça-feira, dia 17 de maio.
Segundo ele, o projeto – que envolve tanques-rede, plataforma de manejo e caminhões para transporte - tem ainda o objetivo de contribuir para a organização da pesca artesanal mineira.
Na avaliação do deputado federal, a proposta está fundamentada em sua experiência como presidente Emater em Minas Gerais, entre 2003 e 2010. Esta empresa conta com aproximadamente 800 escritórios e presta assistência técnica a cerca de 500 mil produtores rurais mineiros, inclusive na área de aquicultura.
Durante a audiência com a ministra Ideli Salvatti, José Silva disse que existem muitas alternativas para o aumento da produção de pescado em cativeiro no estado. Lembrou, por exemplo, que o Projeto Jaíba, no Norte de Minas Gerais, conta com um canal principal de 148 quilômetros de extensão. Este canal poderia ser aproveitado para a atividade e já conta com um projeto piloto. Jaíba é um projeto de irrigação que ocupa uma área de 100 mil hectares.
A ministra Ideli Salvatti lembrou que o estado de Minas Gerais, além do pescado para a alimentação, tem vocação para a produção de peixes ornamentais. “Minas é o maior criador destes peixes, enquanto o estado do Amazonas tem a maior produção extrativa”, destacou.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

 
Encontro entre a Diretoria da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG e o Deputado Federal Jose Silva (Zé Silva) em Santa Maria do Salto - MG neste sábado 14/05/11 rendeu boas expectativas sobre investimentos na piscicultura de Salto da Divisa - MG. Associação dos Pescadores de Salto da Divisa sempre procurando gerar mais emprego em Salto da Divisa e não medi os esforços para ter mais parcerias, e um representante do Congresso Nacional é uma força enorme.