quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mais uma iniciativa do Deputado Federal Ze Silva (PDT).

BR 367: Reunião em Almenara cheia de protestos e indignação



Mesa redonda encaminhou proposta de Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília
Movimentos sociais propõem fechar Rio-Bahia em Itaobim
A Mesa Redonda de debates sobre o asfaltamento e manutenção da BR 367, realizada em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, teve muito protesto dos participantes e encaminhamento de propostas de solução do asfalto nos trechos de Almenara-Jacinto- Salto da Divisa, com 61,6 km, e Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa, com 59,7 km.
A reunião foi realizada nesta segunda-feira, 11.06.12, a partir das 14 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Este evento da Câmara dos Deputados foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, a partir de um requerimento do deputado federal Zé Silva (PDT-MG), no dia 23.05.
A Mesa de Debatedores foi formada pelo deputado federal Zé Silva, deputado estadual Luis Henrique Santiago (PSDB-MG), do suplente de deputado estadual Jean Freire (PT-MG), da prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, e Álbano Silveira Machado-Banu, como representante do Movimento Social Nosso Jequitinhonha.

Debatedores: Jean Freire, Deputado Federal Zé Silva, Prefeita Fabiany Ferraz, vereador Tim de Almenara e Álbano Silveira Machado-Banu


O DNIT - Departamento Nacional de Infra-estruturaTerreste enviou como representante José Carlos Ribeiro, da regional de Teófilo Otoni. O DER - Departamento Estadual de Estradas e Rodagens teve como representante Ronaldo César Franca Chamone, da 21ª Coordenadoria Regional de Jequitinhonha.

O plenário estava cheio, com mais de 100 participantes. Muitos estudantes do IFNMG, campus Almenara, lideranças políticas e comunitárias, agricultores familiares, pescadores, vereadores, prefeitos, comerciantes e comunicadores de várias cidades do Baixo Jequitinhonha. Estiveram presentes representantes de Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Rubim e Salto da Divisa. Do Médio Jequitinhonha, havia representantes de Berilo, Itaobim, Medina, Pedra Azul e Ponto dos Volantes.

A reunião foi Iniciada com uma exposição sobre a BR 367 feita pelo deputado federal Zé Silva, informando que há um abandono do Estado em relação à BR 367. Afirmou que a protelação na realização das obras de pavimentação tem levado à indignação de moradores do Vale que encaminham emails de protesto para os deputados federais. Adiantou que o Edital para elaboração do projeto da obra foi republicado em 08.06.12, pelo DNIT. Disse que se propõe a ser um elo de ligação entre os movimentos sociais da região e a Bancada Federal, o DNIT e DER-MG. Propôs que seja realizado uma Audiência Pública em Brasília para sensibilizar o Ministério dos Transportes e deputados federais/senadores de Minas para priorizar o asfaltamento desta rodovia federal.


Leo Rocha, de Almenara, Jean Freire, Deputado Zé Silva e Álbano Silveira-Banu

O deputado estadual Luis Henrique Santiago propôs que os representantes políticos da região, independente de partidos, se engajem na luta pela pavimentação que é de responsabilidade de toda Minas Gerais. Como uma das lideranças do Governo Anastasia informou que sugeriria que esta fosse considerada uma das obras prioritárias do governo estadual e da bancada federal.

Jean Freire, suplente de deputado estadual do PT/MG, registrou que o povo do Vale acordou e se levantou para a luta. Que ninguém ousasse desrespeitar seus direitos. Como apoiador do movimento social da UFVJM, da pavimentação da BR 367 e tantas bandeiras para o desenvolvimento regional, acredita que os Governos estadual e federal devem dar uma resposta breve para solução de tantos problemas causados pelo esquecimento do Estado. Disse que cresce no povo do Vale um sentimento de indignação que contesta as representações políticas omissas eleitas para representá-lo.
Propôs que os deputados federais e senadores façam o trecho da BR367 de carro pra sentir o drama que vive a população. E acrescentou que o DNIT deve construir uma agenda, um cronograma do processo de licitação, construção e conclusão da obra para que o povo possa acompanhar, fiscalizar e cobrar.

Movimentos sociais vão continuar cobrando
Álbano Silveira Machado, do Movimento Social Nosso Jequitinhonha, registrou que o povo do Vale não aguenta mais, que a desconfiança e a incerteza eram muito grandes. Não há um só representante político regional de confiança no governo estadual e federal. Deputados federais e estaduais se elegem por suas regiões e veem o Vale como complemento de sua votação. O povo jogou a cangalha eleitoral no chão, tirou a tapa do olho, e toma para si a iniciativa da luta por grandes projetos. Foi assim que aconteceu com o grande movimento por campi no Vale, com a aprovação de campus da UFVJM em Almenara, Araçuaí e Capelinha.

Afirmou que a BR 367 virou bandeira eleitoral para deputados, senadores, governadores e presidente da República. Tanto Lula e Dilma prometeram asfaltar, quanto o senador Aécio Neves também. Os deputados federais e senadores têm R$ 18 milhões disponíveis, para cada um, todos os anos, para as grandes obras e projetos. Nenhum dos deputados federais, nem o senador Aécio Neves indicou UM CENTAVO para a BR 367. É um descaso brutal.
A música de Rubinho do Vale fala que "este rio que hoje é calmo, inda vai te assustar um dia". Pois, a paciência acabou. O povo do Vale se movimenta com um abaixo-assinado para coletar de 30 a 50 mil assinaturas na região. E também pode cogitar partir para ações mais radicais. Alguns cidadãos do Vale falam em queimar as pontes de madeiras, " as matadeiras". Outros propõem ocupar a BR 116, a Rio-Bahia, na ponte sobre o rio Jequitinhonha, no município de Itaobim, no Médio Jequitinhonha. Outros ainda, sugerem fazer manifestações no DNIT em Brasília.
Lideranças do movimento social não querem acreditar que estas sejam as soluções, mas o sentimento de insatisfação e de desesperança vem crescendo de tal forma que estas ações são sempre citadas e cobradas como as mais efetivas.

Os representantes do movimento social Nosso Jequitinhonha, através de Zinelma Calheiros, Nalva Reis e Leo Rocha, todos de Almenara, apresentaram as seguintes propostas:
- constituição de uma comissão regional composta por 17 membros, das cidades de Almenara, Berilo, Chapada do Norte, Jacinto, Minas Novas, Virgem da Lapa e Salto da Divisa, além de representantes da associações microrregionais (AMAJE, AMEJE e Nova Ambaj), para acompanhar e fiscalizar a gestão pública da BR 367. Esta comissão deverá ser reconhecida oficialmente, pelo DNIT, como instância de controle social;
- como solução emergencial propõe a substituição das pontes de madeira pelas pontes de ferro do Exército Brasileiro;
- que a Câmara dos Deputados, através da Comissão de Viação e Transporte, cobre do DNIT um relatório de todos os recursos liberados na construção de asfalto e conservação da BR 367, desde 1987, com montante de recursos, gastos específicos, empreiteiras responsáveis e detalhes das obras realizadas.

Três depoimentos causaram euforia de aplausos e constrangimento nos representantes políticos presentes. A professa Tânia Mares, do IFNMG, campus Almenara, desancou todos os representantes políticos dizendo que esta luta do povo do Vale tinha mais de 60 anos para asfaltar a BR 367. Esta é uma vergonha para todos aqueles eleitos por nós para realizar benefícios para a população.

A estudante de Artes Visuais, Lourdes Amorim, soltou a sua indignação com o representante do DNIT, José Carlos Ribeiro, que parecia dormir durante a reunião. E propôs que ao final da reunião fosse lhe dado um video para se informar do que aconteceu naquele evento. Disse mais: se a obra é prioritária e urgente, porque não dispensar a licitação como nas obras da Copa do Mundo? Mas, observou que em um país cheio de corrupção ela é contra a dispensa de tal procedimento. Então, que se agilize o processo.

Iraci Lacerda, Diretor da Cooperativa de Crédito, com a respeitabilidade dos seus 73 anos, disse que a única solução é o fechamento da Rio Bahia, em Itaobim. E propôs: vamos mobilizar o Vale! Vamos levantar o Vale do Jequitinhonha!
Deputado federal Zé Silva, coordenador da Mesa Redonda, em Almenara

Representantes do Estado
Os dois representantes do DER e do DNIT pouco acrescentaram ao debate. Ambos se disseram técnicos e não políticos. As lideranças dos movimentos sociais avaliaram que os dois órgãos demonstraram o desrespeito que os Governos nutrem com o povo do Vale ao não enviarem representantes que pudessem contribuir com informações para tantos questionamentos e encaminhamento de soluções.

No final, o presidente dos trabalhos, deputado federal Zé Silva, propôs uma comissão para redação de um documento da Mesa Redonda com o registro das principais propostas surgidas. Ele apresentará tal documento como registro oficial deste evento da Câmara Federal, em Almenara, que servirá para embasar encaminhamentos na Comissão de Viação e Transportes, Bancada Federal de Minas e DNIT.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Estreia da Ass. dos Pescadores na feira de Salto da Divisa

Estreia da Ass. dos Pescadores na feira de Salto da Divisa
 Agradecemos o Ministerio da Pesca e a CONAB por estar ajudando a Associação dos Pescadores a divulgar os nossos produtos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cursos gratuitos de pedreiro, eletricista e bombeiro.





O Governo de Minas, Instituto Yara Tupinambá e Associação dos Pescadores de Salto da Divisa juntamente com o Programa Travessia traz para Salto da Divisa cursos gratuitos de pedreiro, eletricista e bombeiro, as inscrições já estão abertas. Informações no escritório da Associação dos Pescadores ou no (33) 3725-1190 ou (33) 8872-0381.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Associação dos Pescadores recebe Kit feira do Ministerio da Pesca e a CONAB em Montes Claros-MG

O presidente Ademar Leôncio e o secretario executivo Lucas Pinheiro da APSD foram  cidade de Montes Claros no norte de minas para receber do Ministério da Pesca e a CONAB o kit feira. Dentre esse kit tem 02 barracas,  02 balanças , 03 caixas para transporte de peixe, 01 piscina , 02 bancas etc. Algo que vai ajuda a associação a divulgar ainda mais os produtos dela na feira



terça-feira, 22 de maio de 2012

Um projeto de piscicultura que já estava considerado como morto

 


Pescadores que trabalham no projeto de pisicultura da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG dividem os lucros na venda dos peixes.
Um projeto de piscicultura que já estava considerado como morto derrepente  revive e traz renda para famílias de pescadores . Claro que ainda não estar do jeito que deve ser, mais estamos lutando cada dia para que esse projeto continue crescendo para ajudar ainda mais essas famílias.


Associação dos Pescadores de Salto da Divisa reúne-se com o Secretario do Trabalho do Estado de Minas Gerais Carlos Pimenta

 
Associação dos Pescadores de Salto da Divisa reúne-se com o Secretario do Trabalho do Estado de Minas Gerais Carlos Pimenta (PDT) para agradecer o apoio que ele tem dado a nossa entidade, e na oportunidade o secretario executivo Lucas Pinheiro, o presidente Ademar Leôncio e o sócio Ademir Ribeiro da APSD falaram sobre criação do laboratório de alevinagem e o caminhão frigorífico em Salto da Divisa algo que vai gera mais emprego e renda. Na reunião contou com a presença da grande amiga da associação a Sra. Vilma Pimenta e o presidente municipal do partido do PDT O Sr Walles e a esposa de Lucas Pinheiro Ariane Brito.


Associação dos Pescadores de Salto da Divisa recebe a visita dos tecnicos do governo estadual.

                                                    

Associação dos Pescadores de Salto da Divisa recebe a visita dos técnicos da EMATER-MG, Ruralminas e o IMA para as adequações finais do Entreposto para receber o registro.

sábado, 21 de abril de 2012

Seminario sobre pisicultura em Salto da Divisa


 Uma revindicação do Deputado Federal Zé Silva (PDT) junto ao Ministério do Trabalho esse projeto vai beneficiar pescadores da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa e Jacinto-MG com investimento em pisicultura. Esse investimento esta no valor de 2.200.000.00 R$ (dois milhões e duzentos mil reais) que vai ser investido durante 2,6 (dois anos e meio) e vai ser distribuídos entre as três cidades beneficiando pescadores, ilheiros, quilombolas e índios .




sábado, 7 de abril de 2012

As associações de Salto da Divisa estão em alta.


Parabéns a todas as associações salto-divisences esta fazendo jus a suas forças, conseguindo bastantes coisas para o nosso município, para vocês ter uma idéia a Associação dos Pescadores de Salto da Divisa em 2,5 (dois anos e meio) conseguiu algo imaginado ate então aqui no baixo Jequitinhonha foi um Entreposto junto ao IDENE ( Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais) no valor de 100.000,00 R$ (cem mil reais) que gerou emprego para mais de 40 pessoas e ejetou 50.000,00 R$ (cinqüenta mil reais) na economia salto-divisences a Associação dos Pescadores também conseguiu uma Fabrica de Gelo junto ao MPA ( Ministro da Pesca e Aqüicultura) em 2010 no valor de 275.000,00 (duzentos e setenta e cinco mil reais) a qual esta ajudando os pescadores e comerciantes com um gelo bom e barato. Devido Associação dos Pescadores ter prestado conta do Entreposto em tempo hábil ele conseguiu mais uma verba diante do IDENE para investimentos na piscicultura. Agora em abril vai ter um seminário sobre piscicultura vai ser mais um investimento que Associação dos Pescadores esta conseguindo junto a Secretaria do Trabalho de Minas Gerais por intermédio do deputado Federal Zé Silva (PDT) e o secretario Carlos Pimenta (PDT). A Associação do Bairro Preto também conseguiu recentemente uma Fabrica de Fraldas junto a secretaria do trabalho a qual esta gerando emprego aqui no nosso município, em 2011 a Associação dos Moradores do Bairro Saudade conseguiu maquinas para costura junto ao IDENE. A Associação das ilhas conseguiu um projeto de irrigação (IDENE) a qual beneficio 07 famílias de agricultores. Claro que essas entidades só conseguiram tais projetos devidos à força de vontade de suas diretorias sabemos que não e fácil administra um associação mais vale a pena quando você vê tanto projeto sociais dando certo e gerando emprego, que e muito fundamental para uma região tão carente disse o secretario executivo da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa Lucas Pinheiro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Nesse ano você tem um motivo a mais para compra gelo na Fabrica de Gelo da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG para o carnaval (Salto Folia) alem de você esta comprando um gelo de qualidade você vai esta ajudando a manter os nossos programas sociais.

Informações ligue no (33) 3725-1190 escritório da APSD
ou (33) 8872-0381 falar com Lucas Pinheiro (Secretario Executivo-APSD).
Associação dos Pescadores de Salto da Divisa-MG
                    Trabalhando no Social

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PESCANDO EDUCAÇÃO



PESCANDO EDUCAÇÃO O programa PESCANDO EDUCAÇÃOe uma ajuda de custo que Associação dos Pescadores de Salto da Divisa - MG vai ajudar para a família de pescadores (as) sócios. A cada seis meses a APSD vai comprar material escolar para os filhos (as) de pescador (a) que estão estudando o ensino fundamental e o médio.

Detalhes sobre requisitos dos paisA mãe ou o pai tem que ser associado
Tem que estar quite com a APSD
Participar de reuniões da APSD no mínimo 01 vez por mês.
Fazer trabalho social no mínimo duas vezes ao mês.
Detalhes sobre requisitos dos filhos (aluno)Não faltar às aulas, e se faltar trazer atestado.
Manter um media boa no boletim escolar.
Esse PROGRAMA PESCANDO EDUCAÇÃO vai beneficiar mais de 50 (cinqüenta) estudantes (filhos de pescadores).
 
ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES DE SALTO DA DIVISA-MG
TRABALHANDO NO SOCIAL  
 
 
PROGRAMA

Associação do Pescadores de Salto da Divisa lança o programa PESCANDO EDUCAÇÃO

12 Fevereiro 2012, Salto da Divisa
Foi inaugurado o programa PESCANDO EDUCAÇÃO
O programa PESCANDO EDUCAÇÃO e uma ideia do secretario executivo da Associação dos Pescadores de Salto da Divisa, Lucas Pinheiro, esse programa tem como o objetivo ajudar os filhos de pescadores com a doação de material escolar duas vezes no ano. O programa beneficiou 50 estudantes filhos de pescadores (a). Nessa cerimonia contou com as presenças dos pescadores que trabalham no projeto tanque-redes e seus filhos, também teve a presença dos representantes do Direitos Humanos de Salto da Divisa o Sr. José Pinheiro e José Vanderlei, compareceu o diretor do Radio Aracuã que fez a cobertura desse evento .O presidente da Associação dos Pescadores Ademar Leôncio e o sócio e representante do projeto tanque-rede o Sr. Ademir Ribeiro ressaltaram a importância desse programa. ``Associação dos Pescadores tem como o objetivo trabalhar no social, não só na questão do projeto tanque-rede mais na área da educação e saúde, somos uma associação em fase de restuturação mais a nossa intenção e de criar mais programa desse tipo´´ ressaltou o criador programa Lucas Pinheiro.









quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Direitos Humanos de Salto da Divisa - MG e premiado em Brasília.



Na presença da Ministra Maria do Rosário, do presidente do Senado, Jose Sarney, demais autoridade e representantes dos Movimentos Sociais e de ONGs, a Irma Geralda Margela da Fonseca (Irma Geraldinha) recebeu, juntamente com os demais premiados, das mãos da Presidenta Dilma Rouseff um premio de Direitos Humanos na categoria Irmã Dorothy Stang. Irmã Geraldinha foi premiada em virtude de sua luta pela terra, em meio aos desafios e perseguições junto aos Acampados do Acampamento Dom Luciano em Salto da Divisa - MG O prêmio constou em um troféu e um certificado assinado pela Presidenta.
A conquista da Reforma Agrária será o troféu por excelência. Neste sentido, Irmã Geraldinha entregou a Presidenta, uma carta das famílias acampadas, reivindicando agilidade nos processos de desapropriação das terras improdutivas da nossa cidade. O nome da Irma Geraldinha foi indicado pelo Instituto de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, para a Secretaria de DH da Presidência da Republica, a decisão foi tomada a parti de um processo de seleção.